Bada for Ever
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Flash de FW] Trocando a Firmware do seu Wave 533 via Multiloader

Ir para baixo

[Flash de FW] Trocando a Firmware do seu Wave 533 via Multiloader Empty [Flash de FW] Trocando a Firmware do seu Wave 533 via Multiloader

Mensagem  wave-533 Ter Jul 19, 2011 3:40 pm

Trocando a Firmware do seu Wave 533 via Multiloader


[Flash de FW] Trocando a Firmware do seu Wave 533 via Multiloader Qf2lk

Cá estamos para mais um pequeno tutorial. Nesta vez, irei ensiná-los a trocar a FW do seu aparelho pelo software chamado Multiloader. Ao contrario do Kies, neste programa você define a firmware que irá utilizar, tendo de baixar você mesmo os arquivos. Por ser boa parte do procedimento manual, ao contrario do Kies que se conecta e ele faz quase tudo sozinho, este método apresenta grande risco, muitas vezes por falha humana, mas também outros fatores podem causar a falha no procedimento.
Um erro neste caso pode ser fatal. Erro ao passar um FW pode causar a perda da memória flash, local onde fica armazenado a FW tal quais os arquivos do bada OS e os arquivos de boot do aparelho. Portanto muita atenção siga atentamente o tutorial, leia-o inteiro antes de começar, e faça com muita calma, porque este processo pode demorar mais de 30min.

A principio, como dito antes, é preciso estar ciente que é tudo por sua conta e risco, e problemas externos podem causar a falha. Há algumas precauções para tentar amenizar esses fatores externos. São eles:

  • Na hora do download dos arquivos para o celular, feche TUDO no pc, deixando apenas o programa aberto. A falta de memória no meio do procedimento é uma das principais causas de corrompimento da FW
  • Não toque no celular após ele entrar em modo download.
  • Na hora da transferência, não mexa no PC.
  • Se possível, desligue até o antivírus. Ele pode bloquear a ação do multiloader e corromper a FW, além de consumir muita memória RAM
  • O celular deve estar com a carga completa, atualizar a FW gasta muita bateria, e se ela acabar no meio do processo você vai ter sérios problemas
  • De maneira alguma retire o cabo USB em meio ao processo.
  • Se possível, utilize um notebook, para evitar que problemas relacionados à energia afetem o processo. Se for usar um desktop, use uma porta USB traseira.
  • Sempre após o procedimento faça um master reset para impedir que alguns bug muito estranhos apareçam
  • FW de um modelo é só pra ele. Não importa se eles são parecidos, FW de 533 só serve para o 533, e FW de Galaxy 551 só serve para Galaxy 551, por exemplo. Nem mesmo uma FW do 525 pode ser utilizada. Se você tentar pode ir guardando sua vaga na assistência técnica...


Também tenha em mente que, mesmo o processo dando certo, não há as FW brasileiras (ZTO e Z1O) na web para download, e por tanto, não há volta. Se você levar na assistência, seja qual for o problema, e eles descobrirem que a sua FW foi trocada via multiloader, você não tem garantia alguma. Mesmo com os riscos, digo por experiência própria, com atenção e cuidado tudo da certo, e este procedimento pode resolver problemas até então insolúveis. Você não é obrigado a fazer isso, mas se você esta fugindo da assistência, isso pode ser a solução.

Também é importante verificar se o "SIM Lock" não esta ativado, pois se estiver, seu aparelho entrará em Phone Freeze. Para fazer isto, disque o numero *#7465625#, se aparecer "5 [Off] SIM Lock" esta tudo bem, pode prosseguir com este método, mas se aparecer como "[On]" nem pense em fazê-lo.

Ai você me pergunta, porque correr esses riscos? Fazendo este procedimento você pode ganhar em alguns aspectos, como a melhora na velocidade e estabilidade do aparelho, já que as FW's novas saem primeiro lá, e provavelmente você vai flashar com uma mais atualizada. Também funções que ainda não chegaram aqui, como o Sweype, serão adicionadas, dependendo da FW escolhida. Coisas como o "conteúdo cultural chiclete com banana" também são retirados com esse método, mas é recomendado utilizar o método postado pelo moderador RS, ou o método postado pelo membro CaPô, por ser mais simples e menos arriscado. Bug que master reset não resolve (ou causa) pode ser resolvido facilmente por esta forma também. Problemas pela atualização da Samsung Apps do celular também são sanados por esta forma.

Venho também relembrar quanto aos direitos autorais deste tutorial. O fllashguide utilizado como base foi retirado do site Samsung Universe, mas todo este texto e imagem são de minha autoria.As FW são de autoria do site SamFirmware e portanto o crédito das ROM's são a eles. Peço encarecidamente, respeite os direitos autorais. Sem mais delongas, vamos ao procedimento em si.

Primeiramente, crie uma conta no site Samfirmware, e baixe uma das FW's aqui. Todas as FW's são protegidas por senha. As européias e todas que tem no final do nome "##" a senha é "samfirmware.com", sem as aspas. Recomendo o download de uma das ROM's da Europa. Muita atenção na hora do download ao seguinte fato: As FW's que tem o "*" no final do nome estão incompletas, e, portanto, é preciso completá-las com arquivos de outras FW's. Isso é complicado e pode ocorrer rejeição, portanto, recomendo que baixem somente as completas. Por fim, baixe o programa para a transferência, o Multiloader, no link abaixo:
Código:
http://www.megaupload.com/?d=0194NPXK
Esta é a versão mais atual e estável deste software. Mas é preciso que o Kies esteja instalado para que o celular seja reconhecido, por causa dos drives. É importante ressaltar que o Kies não deve estar aberto, de maneira nenhuma, quando você for fazer o processo, pois o celular pode não ser reconhecido, ou a transferência pode ser bloqueada.

Não se esqueça, é claro, de fazer um backup de tudo que você tem no seu celular, inclusive as configurações de WAP da sua operadora.

Agora que você tem a ROM completa e o programa, vamos ao flash.

Abra o multiloader e você verá a seguinte tela:

[Flash de FW] Trocando a Firmware do seu Wave 533 via Multiloader Fc4Ys

Para que a FW seja passada corretamente, selecione o modo "BRCM2133", como na imagem abaixo:

[Flash de FW] Trocando a Firmware do seu Wave 533 via Multiloader 6GoYa

Agora, selecione a caixa "Full Download", como destacado na imagem abaixo:

[Flash de FW] Trocando a Firmware do seu Wave 533 via Multiloader ZHQ0Z

Você deve agora selecionar os arquivos da FW. Clique em "Boot" e navegue até a pasta onde se encontra a FW que você baixou, dentro da pasta dela, já extraída, há sempre uma pasta com o nome "BOOTFILES", clique nela e de "Ok".

[Flash de FW] Trocando a Firmware do seu Wave 533 via Multiloader BlG5l

Da mesma forma, clique em "AMSS", na caixa que abrirá terá apenas um arquivo e a pasta "BOOTFILES", selecione o arquivo .bin, geralmente nomeado "apps_compressed.bin" ou "amss_compressed.bin", como na imagem:

[Flash de FW] Trocando a Firmware do seu Wave 533 via Multiloader RhJgk

Apps em geral é um patch para modificações que não cabem ao bada OS ainda, portanto, pule-o e vá em "Rsrc1", como anteriormente, aparecerá apenas um arquivo e a pasta, selecione o arquivo e clique em abrir.

[Flash de FW] Trocando a Firmware do seu Wave 533 via Multiloader RB6mr

Tal qual vá em Rsrc2, aparecerá novamente apenas um arquivo, mas neste caso, pode aparecer dois. Para saber qual selecionar é fácil, quando aparece dois, no final do nome tem um escrito "(LOW)" e outro escrito "(MID)", o correto é o "Low", se selecionar "Mid" seu celular pode não ligar... Ok, sem otimismo, ele não vai ligar.

[Flash de FW] Trocando a Firmware do seu Wave 533 via Multiloader NcfpN

Agora vamos ao Factory FS, ou FFS, igual ao outros, clique em Factory FS e aparecera a pasta e um arquivo fora dela, selecione-o e clique em abrir, novamente.

[Flash de FW] Trocando a Firmware do seu Wave 533 via Multiloader 17Xnf

Agora vá em CSC. Este é diferente, pois aparecerão todos os arquivos da FW. Em geral, o nome dele é "CSC_*.csc", ou seja, a extensão dele é .csc. Selecione-o e clique novamente em abrir.

[Flash de FW] Trocando a Firmware do seu Wave 533 via Multiloader 2G6ER

Agora vá em "SHP APP", da mesma forma que o arquivo CSC, aqui aparecerá todos os arquivos da FW. Em geral, o nome do arquivo é "Shpapp.app" ou "Shp.app", selecione-o e clique outra vez em abrir.

[Flash de FW] Trocando a Firmware do seu Wave 533 via Multiloader RlI0E

Agora é a vez do arquivo "FOTA", é importante lembrar que algumas FW's não têm estes arquivos, mas em geral as mais novas todas têm, portanto, se não houver um arquivos "*.fota" na pasta da sua FW, pule esta parte. Clique em "FOTA" aparecerá apenas um arquivo e a pasta "BOOTFILES", selecione o arquivo e abra-o.

[Flash de FW] Trocando a Firmware do seu Wave 533 via Multiloader YNzUH

Se houver um arquivo PFS, selecione-o do mesmo modo, mas a maioria da FW, principalmente as mais novas, não tem.

Agora pegue o seu querido Wave, desligue-o, retire a bateria, tire o chip SIM e o cartão de memória, recoloque a bateria, segure junto o botão "volume -", o botão da câmera, o botão de desligar a chamada (Right Soft Key) e o por fim o botão "Liga/Desliga/Bloqueio". O celular entrará no chamado modo download. Aparecerá um celular na tela com uma flecha em cima. Conecte o cabo USB no PC e no celular e deixe-o de lado, não toque mais nele, muito menos em algum botão! Espere até que o Windows corrija os drives.

Agora, numa última checagem veja se todos os arquivos estão devidamente selecionados e se quando o celular foi colocado ele não mudou o modo. Também verifique entre o botão e a caixa onde esta o caminho do arquivo, a caixinha esta marcada, como na imagem.

[Flash de FW] Trocando a Firmware do seu Wave 533 via Multiloader MgQcm

Se tudo estiver certo, clique em "Port Search" e seu aparelho aparecerá na caixa abaixo, como na imagem:

[Flash de FW] Trocando a Firmware do seu Wave 533 via Multiloader Ufxpa

A porta COM, que no meu caso é a 9, pode variar, mas isso é indiferente, mas se o seu é o 533 vai aparecer "Ready - [PIETRO]"

Por fim clique em "Download", como na imagem.

[Flash de FW] Trocando a Firmware do seu Wave 533 via Multiloader 6fmvT

Na caixa branca ao lado aparecerá o progresso da instalação, será baixado os arquivos do boot, e aparecerá escrito "Wait Reset!", o celular irá apagar a tela e quando voltar haverá uma linha vermelha escrita "Download", não faça nada, apenas espere, os arquivos começarão a ser baixados e no fim, quando todos já estiverem no celular, ele irá reiniciar SOZINHO. Haverá a inicialização normal, então entrará uma tela azul turquesa com algumas informações da instalação da FW no celular, espera até que ela termine e o celular irá reiniciar novamente, quando voltar, irá iniciar normalmente.

Faça um master reset, como o descrito neste tópico, para evitar alguns bugs que podem vir a ocorrer, e pronto, seu celular esta novinho em folha, com uma FW européia. Ai é só repassar os seus arquivos, musicas, jogos, etc. :positivo:

É importante lembrar que algumas FW's apresentam bugs, portanto tente dar uma olhada na web se alguém relata algo assim, para não ter maiores problemas.

Bem, aqui finalizo mais um pequeno tutorial. Mais explicado que isso não dá, e mais facil só se eu for ai e fizer por você. Bom flash de FW, e até o próximo tutorial :aa:
wave-533
wave-533

Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/07/2011
Idade : 26

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos